projeto: O Sociólogo Aprendiz












Abro esse espaço para compartilhar experiências e histórias que ficaram marcadas em minha memória e começam a querer sair em formas, imagens e textos. Pelas minhas andanças Brasil afora, oportunidade que tive realizando projetos socioambientais de norte a sul dessa imensidão terrritorial, conheci lugares, pessoas, "causos" que me estimularam a iniciar um projeto pessoal, e talvez um pouco ambicioso, intitulado O Sociólogo Aprendiz. Nesse projeto partirei de meus registros de viagens, tudo aquilo que fui colocando na bagagem por onde passei, como fotos, conversas e vivências para apresentar histórias que misturam realidade e ficção, possiblidades e impossibilidades.

Sim. Quem já leu o livro de Mário de Andrade perceberá que qualquer semelhança à sua obra não é mera coincidência. Quando li O Turista Aprendiz, resultado do projeto Missão de Pesquisa Folclórica (1938), fiquei maravilhado com os registros de viagens feitos pelo autor / musicólogo / jornalista em sua busca por uma cultura popular brasileira tão rica e latente em suas expressões populares. Nesse momento me senti muito próximo de Mário de Andrade e percebi que tinha em minhas mãos a oportunidade de desbravar a pluralidade cultural brasileira através de minhas viagens e, assim, passei a colocar em minha mala tudo o que aprendia em cada encontro com a comunidade, conversas e cafezinhos Brasil afora. 

O projeto O Sociólogo Aprendiz que até agora encontrava-se no plano das idéias, aquelas vontades que nos tiram o sono à noite, começa a se tornar realidade. Se me perguntarem aonde pretendo chegar com ele, responderei com sinceridade, não sei. Estou mais disposto a trilhar o caminho do que certo de como fazê-lo, ou ainda, aonde chegarei. Mas sinto a vontade, e até necessidade, de compartilhar todos os meus registros e relatos de viagens, pois não quero que tais experiências e descobertas sejam deixadas de lado, encostadas, em minha memória, tal como um livro esquecido na prateleira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário